O governador do Amapá, Clécio Luís, atendeu ao pedido da comunidade do Arquipélago do Bailique, na Zona Rural de Macapá, e enviou quatro geradores de energia elétrica para garantir o fornecimento de energia neste fim de ano. Os equipamentos foram acompanhados pelo gestor em sua saída em uma balsa no Rio Matapi, e a ação contou com o apoio da Equatorial Energia e do Ministério de Minas e Energia.
“O linhão sofreu muito agora com o fenômeno das terras caídas, houve um pedido muito grande na ação do Governo e, hoje mesmo, um dia depois, já nos mobilizamos para mandar os geradores. Eu falei com o ministro Alexandre Silveira, de Minas e Energia, que garantiu que vai autorizar novamente a usina no Bailique. Esses geradores e, logo depois, a usina, vão se juntar aos kits de energia solar que nós colocamos em todas as comunidades. É resposta rápida do Governo, com energia para o Natal, para todo mundo viver bem e feliz”, disse Clécio Luís.
Os geradores serão instalados nas maiores comunidades do arquipélago, Macedônia e Progresso, para garantir que as residências tenham energia elétrica durante as festas de Natal e Ano Novo. Além dos geradores, a balsa também leva equipamentos auxiliares e combustíveis para o funcionamento dos equipamentos.
A solicitação dos geradores foi feita durante uma ação humanitária na região, coordenada pela Secretaria de Assistência Social, com a presença de diversas autoridades, como o ministro Waldez Góes e o governador Clécio Luís. Durante o evento, foram distribuídos kits de alimentos para 76 comunidades, atendendo a uma demanda emergencial da população.
Com a instalação dos geradores e a articulação para uma nova usina na região, o objetivo é garantir que as famílias e os estabelecimentos comerciais tenham energia elétrica neste período festivo, promovendo conforto e dignidade para todos. A iniciativa visa suprir a falta de energia causada pela queda de estruturas devido a fenômenos climáticos na região.







