Medidas do Governo Estadual impulsionam a economia e fortalecem o comércio local

Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), produzida pelo IBGE, e revelam que o desempenho do Amapá.

As estratégias adotadas pelo Governo do Estado do Amapá para incentivar o empreendedorismo e dinamizar a economia local estão gerando resultados positivos nos indicadores do comércio.

O comércio varejista amapaense registrou um aumento de 10,1% em outubro em comparação com o mesmo período do ano anterior. Isso representa um crescimento significativo para o estado.

Em outubro, o volume de vendas do varejo no Amapá teve um crescimento de 1,9% em relação a setembro, superando a média nacional de 0,5%, de acordo com a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE.

O desempenho do Amapá foi destacado como o quarto melhor do país, ficando atrás apenas do Espírito Santo, Rondônia e Distrito Federal.

Esse crescimento positivo é resultado das políticas estaduais voltadas para a formalização de pequenos negócios, expansão de crédito e programas de qualificação profissional, que estão criando um ambiente mais favorável para a geração de renda e aumento do consumo interno.

No varejo ampliado, que inclui veículos, motos, peças e materiais de construção, o Amapá teve o melhor desempenho do país, com um crescimento de 2,8% em relação ao mês anterior.

A parceria entre o Governo do Estado, setor produtivo e instituições de pesquisa tem sido fundamental para manter o crescimento econômico no Amapá. Os números mostram um crescimento anual expressivo, com destaque para o comércio varejista e o varejo ampliado.

As políticas de estímulo ao empreendedorismo, apoio ao micro e pequeno empresário e investimentos em infraestrutura econômica estão fortalecendo o mercado interno do Amapá, tornando o estado um ambiente propício para negócios e abertura de empresas.

O acumulado de janeiro a outubro de 2025 reforça essa tendência positiva, com um aumento de 7,7% no varejo, o que coloca o Amapá no topo do ranking nacional. O estado também lidera o crescimento no varejo ampliado, mostrando um ambiente econômico favorável para investimentos e crescimento sustentável.

Related Posts

Promessa dos organizadores: palco de LED será destaque no Réveillon

A estrutura montada às proximidades do Fortaleza de São José de Macapá tem 50 m de largura e 20 metros de altura. O Réveillon do Amapá, um dos mais comentados Réveillon da Amazônia, ganha em 2026 um palco que traduz, em tecnologia e imagem, o novo momento vivido pelo estado, segundo os organizadores. A estrutura […]

Natan garante a vibe da virada no Réveillon do Amapá 2026

Nas margens do Rio Amazonas, no anfiteatro da Fortaleza de São José, acontece a programação de 27 a 31 de dezembro. Com carisma, repertório atualizado e números que o colocam entre os artistas mais ouvidos do país, Nattan é um dos destaques da noite da virada no Réveillon do Amapá 2026. O cantor cearense sobe […]

Recomendados

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

Sob a liderança de Davi, Senado aprova medida que implementa o programa Gás do Povo

Juiz Heraldo Costa designado para supervisionar processo eleitoral em Oiapoque