Obra do novo Hospital de Emergência da Capital finaliza etapa estrutural

O Novo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz, maior obra do sistema de saúde pública do Amapá, está na fase de acabamentos, permitindo a ação simultânea de equipes.

Localizado em Macapá, o Novo Hospital de Emergências Oswaldo Cruz avançou com a conclusão das últimas duas lajes da unidade: a do reservatório e a da cobertura da rampa, ponto mais alto do prédio. O governador Clécio Luís comemorou, junto aos trabalhadores, a formalização da etapa estrutural da obra.

Para o governador, a finalização desta etapa é um marco importante para o estado, pois representa a maior obra civil do Amapá, com grande complexidade e potencial para salvar vidas. A fundação e a estrutura já finalizadas possibilitam agora o avanço para as fases de vedações, instalações e acabamentos, possibilitando o trabalho simultâneo de diversas equipes no hospital.

As etapas anteriores já foram concluídas, incluindo os serviços preliminares e as vedações externas com painéis PIR, garantindo isolamento térmico, acústico e demais condições necessárias para os ambientes hospitalares. As vedações externas estão quase finalizadas e as internas seguem em progresso acelerado.

Dentro do hospital, a maior parte dos ambientes é construída com drywall em gesso acartonado, com revestimentos especiais para durabilidade e segurança. Ambientes técnicos recebem revestimentos adequados para a instalação de equipamentos médicos, como salas de tomografia e raio-x.

Além disso, a aplicação de tinta intumescente nas estruturas metálicas está em andamento, proporcionando proteção contra incêndios. Na parte de instalações, redes de esgoto, drenagem e água fria avançam, enquanto a instalação do sistema de água quente está prestes a começar.

Com o término da fase estrutural, a obra passa a focar nos sistemas internos, como gases medicinais, climatização, instalações hidráulicas e elétricas, sistema de combate a incêndio, forros, portas, janelas e pisos. A expectativa é que todas essas etapas sejam finalizadas em até seis meses, fortalecendo o investimento do Governo do Amapá na modernização da rede de saúde estadual e na ampliação do atendimento hospitalar.

Related Posts

Pacientes com doença renal lotam audiência na Assembleia Legislativa

Rodolfo Juarez falou pelos renais e a médica nefrologista, Gracilene Lobato, fez a palestra magna. A Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN – International Society of Nephrology), e a International Federation of Kidney Foundations (IFKF) foram as instituições que criaram o Dia Mundial do Rim, em 2006. A data escolhida foi a segunda quinta-feira do mês […]

Anda em tramitação na Assembleia Legislativa proposta que estimula entrada no mercado de trabalho na área de enfermagem

O projeto indica parceria com entidades do terceiro setor na promoção da contratação dos profissionais. Tramita na Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) o Projeto de Lei 0057/2025, que estabelece diretrizes para a inserção de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem recém-formados no mercado de trabalho. A proposta foi lida na sessão ordinária de quarta-feira, 09/04, […]

Recomendados

Natan garante a vibe da virada no Réveillon do Amapá 2026

Natan garante a vibe da virada no Réveillon do Amapá 2026

A magia do Natal: sua história, simbolismo e significado. É tempo de comemorar!

A magia do Natal: sua história, simbolismo e significado. É tempo de comemorar!

Tribunal de Justiça do Amapá opera em regime de plantão durante as festas de fim de ano

Tribunal de Justiça do Amapá opera em regime de plantão durante as festas de fim de ano

Polícia captura líder do tráfico de drogas durante Operação ‘El Patron’ no estado

Aumento assegurado de 2,4 mil agentes para garantir a segurança nas festas de fim de ano.

Aumento assegurado de 2,4 mil agentes para garantir a segurança nas festas de fim de ano.

Quatro indivíduos são presos durante ação conjunta de combate ao crime em Santana

Quatro indivíduos são presos durante ação conjunta de combate ao crime em Santana