100 casais formalizaram, gratuitamente, a sua união na nave principal da Igreja Assembléia de Deus – Min. de Madureira.
O Tribunal de Justiça do Amapá- Tjap realizou, na semana que passou, a última edição do Programa Casamento na Comunidade em 2025. A cerimônia, que teve como palco a Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, no bairro Pacoval, em Macapá, oficializou gratuitamente, a união de 100 casais em uma iniciativa que beneficia pessoas sem condições financeiras de arcar com os custos do casamento civil.
A ação foi realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o Cartório Jucá e a Prefeitura Municipal de Macapá. Participaram da cerimônia: a coordenadora do programa e titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi; a juíza de paz do Cartório Jucá, Thaynara da Silva Maciel; e o coordenador do Cejusc Rosemary Palmerim, Macdowell Pureza.
A juíza Joenilda Lenzi destacou que a iniciativa cumpre um papel social essencial ao garantir segurança jurídica às famílias. “O Casamento na Comunidade representa dignidade, segurança jurídica e cidadania. Muitos casais esperaram anos por esta oportunidade e o Poder Judiciário atua para garantir que esse sonho se torne realidade, especialmente nesta última edição de 2025 aqui em Macapá”, afirmou.
O coordenador do Cejusc Rosemary Palmerim, Macdowell Pureza, reforçou a importância do programa. “O TJAP oferece mais do que um evento: oferece acesso à Justiça. Quando formalizamos essas uniões, fortalecemos famílias e valorizamos histórias de vida que, muitas vezes, enfrentam dificuldades”, declarou.
Entre os casais beneficiados estavam Arlindo da Silva Trindade, 55 anos, e Quezia Paiva Coutinho, 45. Eles oficializaram sua união de mais de oito anos. Para o casal, o ato representa mais do que formalidade “é a concretização de um passo importante em sua trajetória”.
Quezia contou que descobriu a oportunidade por meio das redes sociais da Prefeitura. “Vi a publicação no Instagram com a informação sobre a edição do casamento e as inscrições. Foi assim que conseguimos participar”, relatou.
Mais de duas décadas de história
Com mais de 20 anos de atuação e mais de 20 mil uniões formalizadas, o Programa Casamento na Comunidade tornou-se uma das iniciativas sociais mais tradicionais do Judiciário amapaense. O projeto, anteriormente chamado de Casamento Comunitário, atende casais que convivem maritalmente, além de solteiros, viúvos e divorciados, sem exigência de vínculo religioso.
Ao longo de duas décadas, consolidou-se como símbolo de inclusão e cidadania, permitindo que milhares de famílias que viviam informalmente passassem a exercer direitos civis essenciais.
Como participar
As inscrições para novas cerimônias acontecem sempre de 1º a 20 de cada mês e os interessados devem procurar a Central de Conciliação (Cejusc), no Fórum de Macapá, localizado na Avenida FAB, nº 1.737, bairro Central, das 7h30 às 13h. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp (96) 99144-3740 ou pelo e-mail [email protected].





