Governo do Amapá fortalece parcerias globais e estimula crescimento econômico com missões estratégicas

 

O Governo do Estado implementou diversas ações em 2025 para fortalecer as relações internacionais, promover cooperação, desenvolvimento e aumentar a visibilidade global do Amapá. Uma das estratégias adotadas foi a participação em eventos que resultaram em avanços e parcerias concretas para impulsionar as exportações e estabelecer alianças estratégicas.

 

Com o intuito de analisar o cenário das empresas locais com potencial exportador, compreender os desafios e oportunidades enfrentados e incentivar a cultura de exportação, o governo estadual realizou visitas técnicas a empresas do estado. Coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), essa iniciativa teve como objetivo obter um diagnóstico das empresas selecionadas que atuam em setores produtivos com potencial de exportação.

 

Além disso, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), o Governo do Estado promoveu uma missão internacional à Guadalupe e Guiana Francesa para explorar oportunidades de negócios e novas rotas logísticas para a feira binacional em Oiapoque. Essa ação visava fortalecer a presença internacional do estado, expandir as rotas logísticas e estabelecer parcerias estratégicas.

 

“Foi um ano intenso, no qual realizamos ações que ampliaram nossas possibilidades de expansão para além das fronteiras. Desde que assumi o cargo, demos continuidade a um trabalho consistente. Nossa intenção é manter esse ritmo em 2026 para alcançar resultados ainda melhores”, destacou a gestora da Amapá Internacional, Patrícia Ferraz.

 

O Estado do Amapá participou da 14ª Comissão Mista Transfronteiriça Brasil–França, em junho, com o objetivo de fortalecer as relações com a Guiana Francesa e dialogar com instituições-chave para fomentar fluxos comerciais sustentáveis entre os dois países. A ênfase foi no Comércio Internacional e em articulações institucionais para integração econômica.

 

Outra medida adotada foi a articulação da participação de empresas da Guiana Francesa na 9ª edição do Modamazon, promovendo o intercâmbio cultural e comercial entre empreendimentos de moda do Amapá e da região estrangeira. Essa estratégia fortaleceu a integração cultural e comercial, estimulando as cadeias produtivas locais e a visibilidade das empresas participantes.

 

Na Feira Internacional de Oiapoque, o governo estadual fortaleceu o intercâmbio econômico e cultural no território do Oiapoque, ampliando a visibilidade dos produtos locais, incentivando o turismo de fronteira e consolidando a cooperação entre Brasil e Guiana Francesa.

 

A atuação da Amapá Internacional permitiu discutir rotas de integração regional e ampliar a conectividade aérea entre o Amapá e a Guiana Francesa durante a Conferência da Guiana Francesa. Essa ação consolidou a cooperação em inovação e sustentabilidade entre o Amapá e a Itália, abrindo portas para futuras oportunidades de negócios, exportação e participação do Amapá na Feira do Móvel de Milão 2026.

 

A cooperação internacional entre o Governo do Amapá e instituições da Guiana Francesa foi reforçada com a realização da Conferência Internacional Brasil–França sobre Violência Doméstica. O evento reuniu autoridades brasileiras e francesas para discutir medidas de prevenção e combate à violência familiar na região de fronteira.

 

Para fortalecer as relações nacionais e internacionais, o Estado do Amapá participou de uma reunião no Palácio do Planalto, presidida pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília. O encontro teve a presença de secretários de todo o país e teve como objetivo discutir atração de investimentos e fortalecimento do comércio exterior.

 

Related Posts

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

Evento está marcado para os dias 9 e 10 de abril, no Amapá, com discussões qualificadas, técnicas e plurais sobre o tema estratégico

Sob a liderança de Davi, Senado aprova medida que implementa o programa Gás do Povo

Medida garante botijão gratuito a famílias de baixa renda em revendas credenciadas; matéria seguiu para promulgação

Recomendados

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

Sob a liderança de Davi, Senado aprova medida que implementa o programa Gás do Povo

Juiz Heraldo Costa designado para supervisionar processo eleitoral em Oiapoque