A magia do Natal: sua história, simbolismo e significado. É tempo de comemorar!

Símbolos representativos do Natal no Amapá

O Natal, celebrado em 25 de dezembro, marca o nascimento de Jesus Cristo, figura central do Cristianismo. Para os cristãos, esta é uma das datas mais importantes, ao lado da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus.

Natal é um feriado religioso em diversos locais do mundo. O ciclo natalino dura doze dias, do dia 25 de dezembro até 6 de janeiro, relacionando-se com a viagem dos três reis magos até Belém, onde Jesus nasceu.

A celebração do Natal tem origens em festas pagãs da antiguidade, como a celebração do solstício de inverno pelos romanos. Com a consolidação da Igreja Católica, a festividade foi oficializada como o Natal de Cristo, em uma tentativa de cristianizar as festas romanas.

O termo “Natal” vem do latim “natalis”, derivado de “nascer”, e foi escolhido como data comemorativa em 350 d.C. desde então, o Natal é celebrado em muitos países, simbolizando renovação e nascimento.

Sinais representativos

O Natal traz consigo diversos símbolos representativos da festividade, com origens pagãs e religiosas. O presépio é uma das representações mais conhecidas, retratando o nascimento de Jesus Cristo.

O presépio foi montado pela primeira vez por São Francisco de Assis, no século XIII, e tornou-se uma tradição em casas, igrejas e outros locais durante o Natal. Representa a união do divino com o terreno, reunindo pessoas, animais e a presença de Deus.

Os anjos, os reis magos e as estrelas nos topos das árvores de Natal também têm significados religiosos, relacionados com o nascimento de Jesus e a busca dos magos pelo local de seu nascimento.

A árvore de Natal

A tradição de decorar árvores de Natal remonta à Idade Média, na Alemanha, e simboliza esperança e paz. O pinheiro é a árvore mais usada nas celebrações natalinas devido à sua resistência ao frio, sendo desmontada no Dia de Reis.

Papai Noel

O Papai Noel é inspirado em São Nicolau, um bispo que viveu na antiguidade, conhecido por sua generosidade. A figura do Papai Noel ganhou suas características atuais ao longo do tempo, representando a generosidade e o espírito natalino.

A ceia

A ceia de Natal tem origens em festas antigas e simboliza a união e a confraternização das famílias. É tradição reunir os familiares na véspera de Natal para celebrar juntos.

Related Posts

Promessa dos organizadores: palco de LED será destaque no Réveillon

A estrutura montada às proximidades do Fortaleza de São José de Macapá tem 50 m de largura e 20 metros de altura. O Réveillon do Amapá, um dos mais comentados Réveillon da Amazônia, ganha em 2026 um palco que traduz, em tecnologia e imagem, o novo momento vivido pelo estado, segundo os organizadores. A estrutura […]

Natan garante a vibe da virada no Réveillon do Amapá 2026

Nas margens do Rio Amazonas, no anfiteatro da Fortaleza de São José, acontece a programação de 27 a 31 de dezembro. Com carisma, repertório atualizado e números que o colocam entre os artistas mais ouvidos do país, Nattan é um dos destaques da noite da virada no Réveillon do Amapá 2026. O cantor cearense sobe […]

Recomendados

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

Sob a liderança de Davi, Senado aprova medida que implementa o programa Gás do Povo

Juiz Heraldo Costa designado para supervisionar processo eleitoral em Oiapoque