
Nesta manhã de sexta-feira, a Assembleia Legislativa do Amapá (Alap) realizou uma sessão solene para celebrar o recebimento do Prêmio MEC da Educação Brasileira pelos municípios de Tartarugalzinho e Ferreira Gomes, que se destacaram nacionalmente na premiação. A deputada Liliane Abreu (PV) propôs a solenidade, que contou com a presença de secretários de Educação, prefeitos e educadores no plenário Deputado Dalto Martins.
“Essas conquistas enchem de orgulho não só os municípios premiados, mas todo o nosso Estado, e merecem ser celebradas com respeito, reconhecimento e gratidão”, ressaltou a deputada Liliane Abreu.
Durante o evento, foram entregues Moções de Aplauso para personalidades que contribuíram para a valorização e o fortalecimento da educação no Amapá, principalmente na alfabetização infantil.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira reconheceu 54 alunos em todo o país pelo excelente desempenho na redação do Enem. Além disso, premiou quatro estados, 35 municípios e 20 escolas, distribuindo 62 troféus e 54 medalhas em oito categorias diferentes. No total, foram 116 premiados entre redes estaduais e municipais de ensino, escolas e estudantes.
Tartarugalzinho foi reconhecido pela excelência em alfabetização na região Norte, com um índice de 94,2% das crianças alfabetizadas.
“É uma honra para nós receber essa homenagem. Estamos trabalhando firmemente para melhorar ainda mais e colaborar com outros municípios para que todas as crianças sejam alfabetizadas na idade certa”, afirmou Samuel Soares, secretário de Educação de Tartarugalzinho.
O prefeito Bruno Mineiro ressaltou a importância da educação em sua administração: “Desde que assumimos o município, a educação tem sido um desafio. Agora estamos colhendo os frutos: mais de 94% das nossas crianças alfabetizadas na idade correta. Isso é ainda mais desafiador devido à extensão do nosso município, com mais de 40 comunidades rurais e 22 escolas. Esse índice mostra que em todos os cantos de Tartarugalzinho há educação de qualidade”, disse o prefeito.
Ferreira Gomes foi premiado pela Escola Municipal de Alfabetização Professor Rosa dos Santos Mareco, que se destacou na categoria Escola Destaque na Alfabetização na região Norte.
“Esse reconhecimento é fruto da dedicação dos nossos professores, do apoio do prefeito Alessandro Brazão e da secretária Débora Carvalho, que têm investido na educação. Agradeço aos pais, alunos e toda a comunidade escolar pelo empenho”, destacou a diretora Irlana Barbosa Vinhas.
O vice-prefeito de Ferreira Gomes, Sidney de Souza, comemorou o prêmio: “Trabalhamos diariamente para melhorar a educação no município. Receber esse reconhecimento é uma grande satisfação”, frisou.
O Prêmio MEC da Educação Brasileira busca reconhecer e valorizar os envolvidos na educação, incentivando políticas e programas para melhorar a qualidade da aprendizagem na educação básica em conformidade com o Plano Nacional de Educação (PNE).