
Nesta quarta-feira, 27, o governador do Amapá, Clécio Luís, esteve presente na cerimônia de posse do novo superintendente regional da Polícia Federal (PF-AP) no estado, delegado Milton Rodrigues Neves. Esse evento é visto como um dos mais importantes dentro da instituição, destacando a integração entre os poderes no combate aos desafios relacionados à segurança pública.
“Estamos aqui para reafirmar o nosso compromisso de parceria institucional, para trabalharmos juntos no enfrentamento de qualquer tipo de risco, de qualquer tipo de crime que possa ter convergência entre as nossas forças de segurança e as forças federais, em especial a Polícia Federal do Brasil. Isso também demonstra a importância do Amapá para o cenário nacional, pelo que estamos construindo aqui”, ressaltou o governador.
O novo superintendente da PF-AP, Milton Rodrigues Neves, natural de Goiás, assume o cargo com a responsabilidade de liderar o planejamento, direção, controle e execução das atividades da instituição no estado. Em seu discurso, ele enfatizou que assumir a função em um estado peculiar como o Amapá demanda não apenas habilidades técnicas e experiência administrativa, mas também sensibilidade, integração, compreensão histórica e comprometimento real com os desafios locais.
“Recebo essa missão com humildade, mas também com a firme convicção de que darei o melhor de mim em favor da nossa sociedade e da nossa instituição. O cenário que temos pela frente é complexo, dinâmico e exige uma integração firme, principalmente no combate às facções criminosas, o que iremos enfrentar com inteligência, estratégia e, acima de tudo, com muita integração”, afirmou Neves.
O diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Augusto Passos Rodrigues, destacou a importância da colaboração entre as instituições de segurança pública, ressaltando que o ambiente de integração promovido pela PF é supervisionado pelo Governo Federal e facilita a colaboração conjunta, garantindo o compartilhamento de todas as informações necessárias.
“Não há dúvida de que a integração das forças de segurança é hoje a chave para o êxito no enfrentamento ao crime organizado. Para o aperfeiçoamento dos resultados que a superintendência do Amapá tem alcançado e da nossa instituição como um todo, é fundamental avançar ainda mais nessa parceria”, destacou Rodrigues.
No mesmo dia, o governador Clécio Luís e representantes da Polícia Federal estão em Oiapoque, no extremo norte do estado, para a inauguração das instalações provisórias da Delegacia de Polícia Federal no município e o lançamento da pedra fundamental para a construção da nova sede, reforçando o compromisso com a segurança na fronteira.
Expansão da parceria
No decorrer da 54ª Expofeira do Amapá, de 30 de agosto a 7 de setembro, foi estabelecida uma parceria inédita com a Polícia Federal. Com a participação da PF no planejamento de segurança do evento, o efetivo de agentes públicos do estado recebeu um reforço significativo, com um aumento de 35% no total de efetivo.