O Governo do Estado implementou diversas ações em 2025 para fortalecer as relações internacionais, promover cooperação, desenvolvimento e aumentar a visibilidade global do Amapá. Uma das estratégias adotadas foi a participação em eventos que resultaram em avanços e parcerias concretas para impulsionar as exportações e estabelecer alianças estratégicas.
Com o intuito de analisar o cenário das empresas locais com potencial exportador, compreender os desafios e oportunidades enfrentados e incentivar a cultura de exportação, o governo estadual realizou visitas técnicas a empresas do estado. Coordenada pela Secretaria de Estado de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Amapá Internacional), essa iniciativa teve como objetivo obter um diagnóstico das empresas selecionadas que atuam em setores produtivos com potencial de exportação.
Além disso, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Amapá), o Governo do Estado promoveu uma missão internacional à Guadalupe e Guiana Francesa para explorar oportunidades de negócios e novas rotas logísticas para a feira binacional em Oiapoque. Essa ação visava fortalecer a presença internacional do estado, expandir as rotas logísticas e estabelecer parcerias estratégicas.
“Foi um ano intenso, no qual realizamos ações que ampliaram nossas possibilidades de expansão para além das fronteiras. Desde que assumi o cargo, demos continuidade a um trabalho consistente. Nossa intenção é manter esse ritmo em 2026 para alcançar resultados ainda melhores”, destacou a gestora da Amapá Internacional, Patrícia Ferraz.
O Estado do Amapá participou da 14ª Comissão Mista Transfronteiriça Brasil–França, em junho, com o objetivo de fortalecer as relações com a Guiana Francesa e dialogar com instituições-chave para fomentar fluxos comerciais sustentáveis entre os dois países. A ênfase foi no Comércio Internacional e em articulações institucionais para integração econômica.
Outra medida adotada foi a articulação da participação de empresas da Guiana Francesa na 9ª edição do Modamazon, promovendo o intercâmbio cultural e comercial entre empreendimentos de moda do Amapá e da região estrangeira. Essa estratégia fortaleceu a integração cultural e comercial, estimulando as cadeias produtivas locais e a visibilidade das empresas participantes.
Na Feira Internacional de Oiapoque, o governo estadual fortaleceu o intercâmbio econômico e cultural no território do Oiapoque, ampliando a visibilidade dos produtos locais, incentivando o turismo de fronteira e consolidando a cooperação entre Brasil e Guiana Francesa.
A atuação da Amapá Internacional permitiu discutir rotas de integração regional e ampliar a conectividade aérea entre o Amapá e a Guiana Francesa durante a Conferência da Guiana Francesa. Essa ação consolidou a cooperação em inovação e sustentabilidade entre o Amapá e a Itália, abrindo portas para futuras oportunidades de negócios, exportação e participação do Amapá na Feira do Móvel de Milão 2026.
A cooperação internacional entre o Governo do Amapá e instituições da Guiana Francesa foi reforçada com a realização da Conferência Internacional Brasil–França sobre Violência Doméstica. O evento reuniu autoridades brasileiras e francesas para discutir medidas de prevenção e combate à violência familiar na região de fronteira.
Para fortalecer as relações nacionais e internacionais, o Estado do Amapá participou de uma reunião no Palácio do Planalto, presidida pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, em Brasília. O encontro teve a presença de secretários de todo o país e teve como objetivo discutir atração de investimentos e fortalecimento do comércio exterior.







