de Casamento Comunitário em Macapá

100 casais formalizaram, gratuitamente, a sua união na nave principal da Igreja Assembléia de Deus – Min. de Madureira.

O Tribunal de Justiça do Amapá- Tjap realizou, na semana que passou, a última edição do Programa Casamento na Comunidade em 2025. A cerimônia, que teve como palco a Igreja Assembleia de Deus – Ministério de Madureira, no bairro Pacoval, em Macapá, oficializou gratuitamente, a união de 100 casais em uma iniciativa que beneficia pessoas sem condições financeiras de arcar com os custos do casamento civil.

A ação foi realizada em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amapá, o Cartório Jucá e a Prefeitura Municipal de Macapá. Participaram da cerimônia: a coordenadora do programa e titular da 3ª Vara de Família da Comarca de Macapá, juíza Joenilda Lenzi; a juíza de paz do Cartório Jucá, Thaynara da Silva Maciel; e o coordenador do Cejusc Rosemary Palmerim, Macdowell Pureza.

A juíza Joenilda Lenzi destacou que a iniciativa cumpre um papel social essencial ao garantir segurança jurídica às famílias. “O Casamento na Comunidade representa dignidade, segurança jurídica e cidadania. Muitos casais esperaram anos por esta oportunidade e o Poder Judiciário atua para garantir que esse sonho se torne realidade, especialmente nesta última edição de 2025 aqui em Macapá”, afirmou.

O coordenador do Cejusc Rosemary Palmerim, Macdowell Pureza, reforçou a importância do programa. “O TJAP oferece mais do que um evento: oferece acesso à Justiça. Quando formalizamos essas uniões, fortalecemos famílias e valorizamos histórias de vida que, muitas vezes, enfrentam dificuldades”, declarou.

Entre os casais beneficiados estavam Arlindo da Silva Trindade, 55 anos, e Quezia Paiva Coutinho, 45. Eles oficializaram sua união de mais de oito anos. Para o casal, o ato representa mais do que formalidade “é a concretização de um passo importante em sua trajetória”.

Quezia contou que descobriu a oportunidade por meio das redes sociais da Prefeitura. “Vi a publicação no Instagram com a informação sobre a edição do casamento e as inscrições. Foi assim que conseguimos participar”, relatou.

Mais de duas décadas de história

Com mais de 20 anos de atuação e mais de 20 mil uniões formalizadas, o Programa Casamento na Comunidade tornou-se uma das iniciativas sociais mais tradicionais do Judiciário amapaense. O projeto, anteriormente chamado de Casamento Comunitário, atende casais que convivem maritalmente, além de solteiros, viúvos e divorciados, sem exigência de vínculo religioso.

Ao longo de duas décadas, consolidou-se como símbolo de inclusão e cidadania, permitindo que milhares de famílias que viviam informalmente passassem a exercer direitos civis essenciais.

Como participar

As inscrições para novas cerimônias acontecem sempre de 1º a 20 de cada mês e os interessados devem procurar a Central de Conciliação (Cejusc), no Fórum de Macapá, localizado na Avenida FAB, nº 1.737, bairro Central, das 7h30 às 13h. Outras informações podem ser solicitadas pelo WhatsApp (96) 99144-3740 ou pelo e-mail [email protected].

Related Posts

Promessa dos organizadores: palco de LED será destaque no Réveillon

A estrutura montada às proximidades do Fortaleza de São José de Macapá tem 50 m de largura e 20 metros de altura. O Réveillon do Amapá, um dos mais comentados Réveillon da Amazônia, ganha em 2026 um palco que traduz, em tecnologia e imagem, o novo momento vivido pelo estado, segundo os organizadores. A estrutura […]

Natan garante a vibe da virada no Réveillon do Amapá 2026

Nas margens do Rio Amazonas, no anfiteatro da Fortaleza de São José, acontece a programação de 27 a 31 de dezembro. Com carisma, repertório atualizado e números que o colocam entre os artistas mais ouvidos do país, Nattan é um dos destaques da noite da virada no Réveillon do Amapá 2026. O cantor cearense sobe […]

Recomendados

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

DECCP captura homem suspeito de roubo em embarcação

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Polícia Federal captura foragido da justiça do Ceará no Amapá

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

Cadáver é descoberto nas águas do Rio Amazonas, próximo à margem do bairro Santa Inês

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

OAB do Amapá e Petrobras discutem detalhes do II Congresso de Petróleo e Gás

Sob a liderança de Davi, Senado aprova medida que implementa o programa Gás do Povo

Juiz Heraldo Costa designado para supervisionar processo eleitoral em Oiapoque