Símbolos representativos do Natal no Amapá
O Natal, celebrado em 25 de dezembro, marca o nascimento de Jesus Cristo, figura central do Cristianismo. Para os cristãos, esta é uma das datas mais importantes, ao lado da Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus.
Natal é um feriado religioso em diversos locais do mundo. O ciclo natalino dura doze dias, do dia 25 de dezembro até 6 de janeiro, relacionando-se com a viagem dos três reis magos até Belém, onde Jesus nasceu.
A celebração do Natal tem origens em festas pagãs da antiguidade, como a celebração do solstício de inverno pelos romanos. Com a consolidação da Igreja Católica, a festividade foi oficializada como o Natal de Cristo, em uma tentativa de cristianizar as festas romanas.
O termo “Natal” vem do latim “natalis”, derivado de “nascer”, e foi escolhido como data comemorativa em 350 d.C. desde então, o Natal é celebrado em muitos países, simbolizando renovação e nascimento.
Sinais representativos
O Natal traz consigo diversos símbolos representativos da festividade, com origens pagãs e religiosas. O presépio é uma das representações mais conhecidas, retratando o nascimento de Jesus Cristo.
O presépio foi montado pela primeira vez por São Francisco de Assis, no século XIII, e tornou-se uma tradição em casas, igrejas e outros locais durante o Natal. Representa a união do divino com o terreno, reunindo pessoas, animais e a presença de Deus.
Os anjos, os reis magos e as estrelas nos topos das árvores de Natal também têm significados religiosos, relacionados com o nascimento de Jesus e a busca dos magos pelo local de seu nascimento.
A árvore de Natal
A tradição de decorar árvores de Natal remonta à Idade Média, na Alemanha, e simboliza esperança e paz. O pinheiro é a árvore mais usada nas celebrações natalinas devido à sua resistência ao frio, sendo desmontada no Dia de Reis.
Papai Noel
O Papai Noel é inspirado em São Nicolau, um bispo que viveu na antiguidade, conhecido por sua generosidade. A figura do Papai Noel ganhou suas características atuais ao longo do tempo, representando a generosidade e o espírito natalino.
A ceia
A ceia de Natal tem origens em festas antigas e simboliza a união e a confraternização das famílias. É tradição reunir os familiares na véspera de Natal para celebrar juntos.




